terça-feira, 26 de julho de 2011

Respondendo ao comentário de Mariana

Estou com um problema de configuração (?) no blog e não consigo responder aos comentários. Ultimamente tenho enviado respostas diretamente por e-mail, mas a partir de agora procurarei transformar em posts os textos que me são enviados, pois costumam ser muito relevantes, como o de Mariana ao texto "Liberdade?".

Olá Cristine! Estou seguindo seu blog há algum tempo e simplesmente me vejo nitidamente em algumas postagens. A de hoje foi uma delas. Amamentei até o décimo mês e digo que EU fui desmamada. Meu filho parou de mamar por decisão própria. Depois desse episódio, passei a usar a tal da mamadeira, acessório o qual, hoje, tenho nojo e sou escrava! Agora lendo seu blog, decidi de uma vez por todas, exterminar elas de nossa casa e casa dos avós, afinal, todo mundo ama uma mamadeira :s estou grávida de 32 semanas e tenho a intenção de usar somente o copo após o sexto mês (naquela fase de sucos...) o qual vc fala aqui no seu blog é comercializável? O que vc nos indicaria? Enfim... Parabéns pela tese e força nessa tão difícil "tarefa" que é informar com qualidade e consequentemente quebrar tabus! Abraços, Mariana.

Para mim a sensação de que este blog chega nas pessoas e pode conseguir influenciar suas condutas é sensacional. A história de Mariana há de ser a mesma de um sem número de mães que até desconfiam ou mesmo conhecem os problemas causados pela mamadeira mas têm muita resistência em quebrar tal dependência do produto, falta coragem. Por um lado é alarmante a gente pensar que nossa relação com os objetos é tão forte a ponto de nos sentirmos "amputados" ao deles ter que abrir mão, mas o bom da história é constatar que basta tomarmos a decisão de prescindirmos desses objetos para que tudo aconteça. Só depende da nossa decisão (ao contrário de tanta coisa que não conseguimos mudar nessa vida pelo fato de depender de outrém).

Então, Mariana, que bom, e que prazer ouvir isso!

Quanto ao copinho, estou projetando-o junto a uma equipe e não é coisa para logo. Por incrível que pareça, milhões de obstáculos se interpõem a essa iniciativa. Estamos enfrentando um a um, pode ter certeza.

Mas o fato é que qualquer copo, ou qualquer xícara pode cumprir bem a função, como na imagem abaixo, que repito aqui:




Como você pode notar, trata-se de uma xícara de cafezinho e a bebê aceita muito bem. Outra possibilidade é o que as enfermeiras utilizam lá no Banco de Leite do IFF: copo de geléia de mocotó. Ele é melhor por vários motivos: transparência (a pessoa que administra o líquido precisa enchergar como o bebê está respirando e bebendo, suas pausas), material (embora o vidro seja quebrável, sempre é mais indicado do que o plástico), dimensões (como o copo é mais baixinho, a inclinação necessária para a administração é leve) e pega (esses copos têm, na base, formas diferenciadas que permitem uma pega segura). 

Desejo a você sucesso nessa empreitada. Parabéns! e tudo de muito bom junto aos seus filhos.

Um comentário:

  1. Cristine,

    Parabéns!

    Adorei conhecer o seu trabalho! No domingo meu bebê completa 6 meses e vamos iniciar os sucos e frutinhas. Por isso pesquisei pela internet copinhos para evitar a mamadeira. Adorei descobrir que qualquer copo funciona! Tenho mamadeiras novinhas que felizmente eu nunca usarei com o Caio.

    Brilhante o seu trabalho!

    Temos que divulgar mais e mais!

    Beijos,
    Dulce
    www.dulcecampos.com.br

    ResponderExcluir