segunda-feira, 11 de julho de 2011

Apresentação da tese "O desdesign da mamadeira" - teleconferência Fiocruz

Compartilho aqui o link para a teleconferência realizada pela Rede RUTE- FIOCRUZ em novembro de 2010.

http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=telesessao-sig-telerede-blh-novembro-2010

O registro está com excelente qualidade de som e imagem.

Ressalvo que os supostos implantes de silicone para a boneca Barbie não passam de uma "brincadeira gráfica" postada na internet, que confundiu muitas pessoas. Portanto não deve ser entendida como real.

Incentivo a disponibilização deste link, visando a maior divulgação possível do problema.

2 comentários:

  1. Que bacana, Cris! O Miguel, nosso filhote menor que está com 1 ano e 2 meses não tolerava nenhuma mamadeira... comprei várias pois tinha que voltar a trabalhar. Só consegui que ele aceitasse um determinado tipo aos 7/8 meses. até então só peito e comidinha. Leite em pó então, nem pensar, cuspia longe. Confesso que dava um certo desespero não poder me ausentar pois não conseguia tirar meu próprio leite, mas enfim... hoje ele até toma 1 mamadeira à noite mas durante o resto do dia só copinho e comida. Parabéns pelo trabalho! beijos, Aline Haluch (mulher do André Beltrão)

    ResponderExcluir
  2. Dra. Cristine, seu video é um sucesso! Parabéns pela pesquisa, ele tem sido uma poderosa ferramenta para o empoderamento de mães em nossa comunidade. E, eu tenho uma questão que gostaria de partilhar com você. Por favor, leia o relato dessa mãe:

    Mulheres...preciso de ajuda...hj uma fisioterapeuta me pediu ajuda para uma funcionaria dela, mãe de um bebe de 3 meses e que ja voltou a trabalhar[pra mim um absurdo] A fisio orientou-a a tirar leite na clinica e levar congelado pra casa [dei umas dicas sobre armazenamento e pra descongelar] porem a questão é, como ofertar esse leitinho. Sugeri copinho de pinga, colher [porem ela disse que não podia contar com a pessoa que estaria servindo ao bebe] pensei num copinho de transição[mas lembrei q ele é recomendado para +6m]; se cair na mamadeira, qual seria a menos prejudicial? Não faço ideia de como orienta-la pra não causar um desmame precoce!!!

    Assistindo a sua palestra (e eu a vi mais de uma vez) me veio a seguinte reflexão: o bico da mamadeira e as causas prejudiciais de todo trato respiratório e bucal do bebê. Isso é fato. No caso desta mãe, que considero um caso delicado e aqui a principal luta é contra o desmame, não seria, em todas as alternativas, melhor indicar o copo de transição? Digo isto pela seguinte razão: o copo de transição se posiciona praticamente nos lábios do bebê. E assim, se evitaria, por assim dizer, a má formação se caso esta mãe optasse pela mamadeira. Esse é um grandes desafio que enfrento quase todos os dias na comunidade... Essa mãe, desamparada por Leis e uma sociedade desempoderada, está na berlinda, porque diversos fatores a impulsionam à volta ao trabalho. Eu gostaria imensamente de ouvir sua opinião. E a última coisa: o mecanismo de sucção do bebê: até que idade ele é necessário? Você teria esse dado com base em sua pesquisa?
    Querida, desde já agradeço muitíssimo e quero dizer que sou sua seguidora e admiradora. Um grande beijo para você!

    Simone de Carvalho
    Administradora da comunidade virtual "Aleitamento Materno Solidário" no Facebook.

    ResponderExcluir