segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O que esses bichinhos todos estão fazendo aí atrás/Bebé Glotón

Bom, como havia avisado antes, aos poucos irei dominando as ferramentas do blog e pretendo futuramente usar como fundo um padrão realizado por mim. Mas troquei a imagem porque fui alertada de que o fundo anterior -que exibia mamadeiras e chupetas- poderia ser interpretado como um apoio a tais produtos ou simplesmente como uma não percepção minha do significado de tais formas em um padrão infantil.

A intenção original era contrapor a pretensa "delicadeza" daquela imagem que incluia tais produtos como símbolos da infância, ao conteúdo dos posts, sinalizadores dos perigos da alimentação artificial de bebês. Mas este contraste poderia realmente exercer influência subliminar, o que não é a intenção.

Então localizei esses bichinhos super-coloridos. Eles pretendem manter certa desconexão entre o tom da imagem e o da mensagem.

Embora sejam coisas similares, mas em diferentes graus, esse assunto me fez lembrar da repercussão provocada pelo lançamento do Bebé Gloton -primeira boneca que mama no peito- em 2009, na Espanha, iniciativa financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Com o objetivo de fomentar o aleitamento materno, foi elaborado com a ajuda do Instituto Tecnológico del Juguete e avalizado pela Federação Espanhola de Associações Pró Lactância Materna. Mas o produto gerou controvérsias antes mesmo de chegar ao mercado.

Produzido pela empresa Berjuan, o Bebê pode ser do sexo feminino ou masculino, mede 50 centímetros e vem acompanhado de uma espécie de camiseta frente-única a ser vestida pela menina. Na área onde estariam os bicos dos seios, foram colocadas flores, simbolicamente. Em contato com elas, a boca do bebê realiza movimentos de sucção acompanhados por sons. Caso a brincadeira seja interrompida antes de um determinado tempo, o bebê chora. Quando estiver satisfeito, ao ser colocado em posição vertical, arrotará.





Percebe-se que a estratégia empreendida para a mudança de cultura enfoca a criança, até então cercada exclusivamente por bonecas que já vinham de fábrica munidas com mamadeiras de brinquedo, como se oferecê-las ao bebê fosse uma prática amorosa e segura. A repercussão da boneca, entretanto, demonstra o impacto do produto sobre os consumidores e o quanto estão consolidados valores culturais resistentes ao nível de conhecimento científico alcançado. Enquanto alguns comemoram o brinquedo, outros o atacam frontalmente:

Que bom que a indústria de brinquedos levou em conta a amamentação. Oxalá outras empresas copiem este produto e logo esses bonecos deixem de ser notícia. Obrigada pelo esforço realizado para promover o leite materno (Mônica, Espanha)/Que pena que uma ideia tão brilhante para promover o tão desprezado aleitamento materno venha acompanhada por uma chupeta maior do que a própria cara do boneco, pois como todos sabemos as chupetas podem interferir na instauração correta da amamentação. Mas por algum ponto se começa... (Margarita, Espanha – site Pequelia)/Nossa, que absurdo!  Essa ‘brincadeira’ aí só faz a criança perder, digamos, a inocência. Não gostei e não aprovo! (Isa, Brasil)/Eu tenho uma filha de 4 anos. Imagino que seja ridículo eu ou alguém presentear ela com essa boneca... Não gostei desse negócio aí não. Comprem bonequinhas da Polly para ela, mas não essa $%¨(*& de boneca que ficou muito vulgar para uma criança!!!!! (Le, Brasil – www.poracaso.com)/Como eu poderia achar ‘bonitinho’ minha filha de 3 anos dar de mamar no peito ao invés de estar com uma mamadeira dando comidinha na boca do bebê de brinquedo? [...] Essa boneca deve ser banida do mercado (Brasil, R. Boneca que mama no peito. Revista Época. São Paulo, Ed. Globo, 13/08/2009).

Comprei a boneca. É muito graciosa e funciona a pilha. As pessoas têm ficado encantadas quando a mostro nas apresentações que faço sobre minha tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário