quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fatores indiscutíveis

Para começar a dividir com vocês aquilo que elaborei sobre a pesquisa que fiz, como designer me vi especialmente perturbada por três fatos que, somados, demonstram com clareza o problema provocado pelas mamadeiras:

1. AS BACTÉRIAS EXISTEM, e no leite elas começam a se multiplicar a partir de duas horas do líquido exposto à temperatura ambiente;

2. AS MAMADEIRAS SÃO COMPOSTAS DE VÁRIAS PARTES, conectadas por roscas, e o bico é de material com características aderentes. Essas reentrâncias e saliências, caso não sejam higienizadas com perfeição, constituem um ambiente ideal para a multiplicação das bactérias;

3. A DIFICULDADE DE ACESSO À ÁGUA DE QUALIDADE É UM PROBLEMA GLOBAL. A água é indispensável para hidratar o leite em pó e para higienizar a mamadeira após cada utilização do produto.

E não apenas as populações pobres estão expostas a esse fatores indiscutíveis: pode-se estar com pressa, ou atrapalhado, e não lavar o produto com perfeição; pode-se esquecer que uma mamadeira preparada já está em temperatura ambiente há mais de duas horas, pode-se não dispor de água de perfeita qualidade dentro de casa (eu por exemplo contratei o serviço de uma empresa de purificadores de água que faz sua manutenção periodicamente, porque eu talvez pudesse me esquecer disso).

Para ilustrar o problema, primeiramente um video sobre a forma correta de higienização de mamadeiras e, depois, a realidade desta mesma ação em imagens colhidas pela UNICEF após o terremoto de 2007 na Indonésia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário