domingo, 21 de outubro de 2018

Mamadeira, eleições e consumo




Eu fico me perguntando o que há de ter feito pessoas acreditarem que o candidato à presidência Fernando Haddad, implantaria nas creches do país mamadeiras cujo bico reproduz o órgão genital masculino ...

Eu diria que o absurdo está na notícia falsa, está nas falsas notícias que assolam o país neste momento tenso e surreal, mas nem tanto no produto asqueroso, montado mais do que grosseiramente, para causar pavor nas pessoas, já que meu arquivo de imagens inclui algumas propostas também inacreditáveis e chocantes que compartilho abaixo com vocês.

Talvez a pior delas seja esta. Acreditem, ela está à venda no site da Amazon. E por estar lá ... há de vender:



"Dando independência aos bebês desde 1972". Um produto que existe há tanto tempo ... E não se trata de fake news.

Na verdade, e acabo de ser avisada por uma leitora do blog, trata-se de um "produto-pegadinha", que tem como objetivo brincar com o presenteado:

"Nós nos orgulhamos de nossa incrível atenção aos detalhes. Pensamos em tudo, desde o ridículo produto fictício em si, até as imagens hilárias e a descrição detalhada do produto. Esta caixa terá qualquer destinatário realmente convencido de que você acabou de dar-lhes o presente mais bizarro de todos os tempos!"

Eu me impressioneie acreditei que era verdade ....

Mas vamos aos próximos produtos.

Que tal este aqui?



Muito feio? Traquitana? Mas foi pensado também para dar "independência" ao bebê!

Tá bom, tá bom, o pessoal reconheceu que tava feio e fez um mais fofinho, com bichinho e tudo:


Pra terminar, uma bem humorada mamadeira, pra brincar com os amigos e amigas, tão bem feitinha que parece até cerveja de verdade!





Acontece que estamos acolhendo tudo que nos é oferecido para consumo, sem parar pra pensar no que essas propostas representam ou significam.

1. Como assim dar independência para os bebês se alimentarem? Bebês são dependentes e seu contato com produtos precisa ser supervisionado por adultos sempre. Pouco se comenta, mas o risco de engasgo com mamadeira é grande, pois a vazão do leite precisa ser interrompida pelo bebê, que para engolir o líquido, precisa elevar a língua até o céu da boca (movimento este que ele não nasceu sabendo fazer e que ocasionará alterações na formação de sua arcada dentária e sistema respiratório).

Independência ao bebê limitando ao berço seus movimentos e acondicionando em um bebedouro uma grande quantidade de leite que, passadas duas horas de exposição à temperatura ambiente, inicia a proliferação de bactérias?

Caso não se pense nisso, como aceitar passivamente esse "curral"?

Poxa, caí feito "um patinho" acreditando que o produto era verdadeiro ...


2. Acessórios para bebês têm feito muito sucesso e são adquiridos antes mesmo de eles nascerem. Que interessante esse sistema que acopla a mamadeira ao moisés pra que a criança se alimente sozinha! É de feltro, molinho, em várias cores. Querem saber?, pode ser até bonitinho, mas duvido que funcione, pois exigirá um controle motor que os bebês ainda não adquiriram.


3. E que engraçada essa mamadeira que imita uma garrafa de cerveja ... Só que não, por motivos óbvios.


Há de tudo nesse mundo. E cada vez mais esse sortimento nos afasta da capacidade crítica. Isso nos fragiliza, nos expõe ao medo quando a ameaça de fato se esgueirar à nossa frente. E embota nosso senso de realidade, abrindo flanco para a crença em tudo que nos apareça pela frente, verdade ou mentira deslavada. No caso das crianças, apaga nosso compromisso com a responsabilidade que temos por elas. Que é nossa, e não dos produtos.

Que essa nefasta experiência das eleições brasileiras sirva para trazer à pauta o alerta feito há anos por Umberto Eco:

"Talvez seja mais sensato duvidar de tudo quanto depressa demais se nos apresente como definitivo".

Boa tarde. E boa sorte.


2 comentários:

  1. Oi, Cristine. Me perguntei a mesma coisa quando vi a foto e é notícia falsa relacionando a mamadeira ao candidato. Muito boa sua reflexão sobre o tema. :)
    Só uma coisinha, porém: o crib dribble é, na verdade, uma caixa vazia, sem o produto, para as pessoas darem de presente é pregarem peças nos amigos. Mas, como a própria descrição do produto diz, é tão plausível que chega a incomodar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Ártemis ... eu não sabia sobre isso!!!!!! Como vê, caí como um patinho na mentira ... A gente acredita. Obrigada pelo alerta

    ResponderExcluir