segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Mame bem



Em novembro tive a alegria de participar de versão presencial do Congresso Brasileiro Mame Bem, em Belo Horizonte. Eu já conhecia "de vista" a Dra. Tatiana Vargas, pessoas integrantes de sua equipe no Instituto Mame Bem e algumas palestrantes por ter sido convidada para a edição virtual do evento, durante a pandemia. Devo dizer que essa de agora foi uma experiência ímpar, por muitos motivos.

Primeiramente porque não viajava desde 2020 e minha atuação como professora tem se dado de maneira quase que exclusivamente remota. Todos os procedimentos de arrumação de mala, etapas a serem cumpridas no aeroporto, no vôo e no hotel demonstravam que eu havia perdido o traquejo com isso que sempre fiz com "o pé nas costas". E, de uma hora pra outra, subir num palco diante de uma platéia, num auditório imenso e quase lotado foi desafiador! Mas uma naturalidade "baixou" em mim e dei conta do recado, aliás como grande parte daquelas mulheres que se apresentaram ali, eu imagino. Porque foram excelentes todas as falas a que tive a chance de assistir.

A abordagem dos problemas da mamadeira sob o ponto de vista do Design - tema do meu livro Amamentação e o desdesign da mamadeira - costuma surpreender os profissionais das áreas da Saúde. Se por uma lado me encanta essa repercussão, por outro me preocupa tanta surpresa - sinal de que parece ser muito rara essa aproximação crítica do Design a outros campos em ocasiões semelhantes (Design em eventos de Direito, Arquitetura, Engenharia, Relações Internacionais, Sociologia etc.).

Mas para me concentrar no pontos mais alto do evento - além da primorosa organização e da recepção afetuosa e impecável da equipe Mame Bem, eu destaco a amplidão de cobertura do tema e a qualidade de tudo o que lá foi apresentado e defendido. Gente, não houve NADA que não tenha sido tratado pelos trabalhos. Eu não havia visto algo assim. Os assuntos que cercam o tema contemplados em sua vastidão e em suas especificidades, a amamentação no mundo atual, na vida real. E por pessoas estudiosas, apaixonadas e comprometidas.

Quanta vivência e aprendizado! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário