sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

E aí, desenhei ...


De tanto falar na importância da amamentação, nos problemas da mamadeira e na história dessa importante luta em prol da saúde das crianças - conduzida por uma infinidade de pesquisadores e ativistas por todo o mundo, imaginei ser interessante arriscar uma mudança de linguagem.

Admiradora das narrativas em quadrinhos - principalmente daquelas que abordam sérias questões em reportagens visuais, como as realizadas por Joe Sacco e Art Spiegelman - e também das incríveis tirinhas de André Dahmer (meu querido ex-aluno) no jornal O Globo, resolvi me dedicar à tarefa de trazer visualidade e síntese ao meu discurso.

Com a primeira história realizada, procurei por Ana Basaglia, uma amiga-ativista-designer-paulista que conheci no Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM/Santos, há já bons anos), propondo a ideia como livro de quadrinhos para a sua Editora Timo. E eis que desenvolvemos juntas o projeto da publicação durante os últimos três anos. Sei que parece muito tempo, mas fizemos todas as pausas que a vida exigiu, encaramos as (minhas) limitações técnicas, e entre facetimes, telefonemas e uma reunião presencial nosso livro "nasceu" em novembro e foi lançado durante o XV ENAM, aqui no Rio de Janeiro.

São seis historinhas que falam sobre o surgimento da alimentação artificial de bebês, explicam alguns problemas provocados pelo uso de mamadeira, incentivam o uso do copinho como alternativa, contam como foi criada a Metodologia Mãe Canguru e também o grupo de ativistas Amigas do Peito, e ainda um conto feliz de amamentação. Cada uma delas é antecedida por textos de grandes feras na área, que acompanharam todo o processo recomendando ajustes e acréscimos que fiz com muita alegria. É um conteúdo certificado!!!!!

A primeira tiragem esgotou durante o evento, mas logo teremos outra que será disponibilizada no site da Editora Timo. Estamos também planejando alguns lançamentos.


Em um ano que foi tão difícil, é um grande alento ter conseguido gerar um produto sério que, espero, contribua para que essas informações tão importantes cheguem a cada vez mais pessoas.

PS: o texto está sendo traduzido para o inglês e pretendemos também que seja vertido para o espanhol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário