sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Lembrando do essencial

A gente sabe que o ano foi barra pesada, mas proponho que valorizemos fatos que garantiram a todos coisas essenciais:

1. Todos os dias de 2018 amanheceram. Este é um sinal fundamental que nos assegura que a Terra prossegue girando direitinho em torno de seu eixo.



2. Mesmo que não dê pra dizer algo tranquilizador sobre as estações do ano, há fortíssimos indícios de que a Terra prossegue também com sua ciranda ao redor do Sol. Sobre esses dois primeiros itens da lista, tem um documentário encantador: Home, de Yann Arthus-Bertrand.



3. Importante sublinhar que os itens 1 e 2 nos trazem um dado valiosíssimo e inquestionável: habitamos essa bolinha que fica pairando numa imensidão pouquíssimo conhecida. E por ser tão perturbador pensar nesse tamanhão todo, a gente costuma fingir que o mundo é só o que a gente enxerga. Que nem naquele filme O show de Truman, de Peter Weil. Pra quem não viu, trata-se da história de um homem que, desde que nasceu, vive num mundo cenográfico onde - sem que ele saiba, todos são atores de um reality. Claro que o tal programa movimenta a economia e o comércio com a aparição de todos os produtos que ele consome, atingindo imensa audiência no "mundo real".  Mas vale a gente se perguntar o quanto esse nosso "mundo real" não será parecido (ou igualzinho!) ao mundo de Truman.



4. Estamos vivos. E queiramos ou não lembrar disso, o corpo da gente é um universo também. Assim como há um universo em cada coisa da natureza. De novo tendemos a considerar só aquilo que enxergamos, que super vale, mas não representa nem um bilhonésimo daquilo que somos. Daí me vem à memória a cena final de 2001, uma odisséia no espaço, de Stanley Kubrick. É arrepiante.



5. Somos capazes. Estamos dotados de capacidades impressionantes. O documentário O começo da vida, de Estela Renner, é lindo e pode nos explicar mais sobre isso.



Cinco coisas boas, quatro bons filmes, o desejo de um Natal gostoso e tranquilo e de um Ano Novo com esperança e coragem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário