quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Crise hídrica



Fomos pegos de assalto por essa falta de água no sudeste brasileiro.

A coisa está mesmo feia, com represas no "nível morto", racionamento, corte de água e aumento de tarifas.

Confesso que, embora há muito tempo eu esteja consciente da finitude dos recursos hídricos, de jeito nenhum imaginava que pudéssemos senti-la tão forte e assim tão cedo.

Mas os bebês, felizmente, podem ser protegidos da crise, podendo até contribuir para o racionamento se forem amamentados.

O leite humano tem tudo de que um bebê, dos 0 aos 6 meses necessita. A Organização Mundial da Saúde recomenda que ele seja amamentado exclusivamente durante esse período, sem que seja necessário oferecer-lhe água, chá ou sucos (é claro que para isso a mãe precisa estar disponível para alimentá-lo em livre demanda: pediu, recebeu. E, em caso de necessitar ausentar-se, deixar guardadinho o leite humano pra ser administrado à criança por meio de um copo). Então, se a mãe tiver acesso a água de qualidade, tudo estará resolvido.

Se, no entanto, o bebê for alimentado por leites artificiais em mamadeiras, fazendo uma lista básica e rápida daquilo que faz parte da nossa rotina teremos:

- água para a mãe beber
- água para o bebê beber
- água para hidratar o leite em pó;
- água para lavar e esterilizar a mamadeira

Essa última água, então, não é pouca... porque pra realmente garantir que a mamadeira fique livre das bactérias (que começam a se proliferar após 1 hora e meia do líquido exposto à temperatura ambiente, e sei lá se é isso tudo mesmo nesse calor), a lavagem precisa ser completíssima, esmeradíssima. É só pensar no fato de que o produto é composto de muitas partes, que se conectam por roscas. Roscas que constituem um ambiente ideal pras tais bactérias de esconderem e se multiplicarem (!). Além do bico em material aderente, aquela coisa que "cola".

Ilustração de Fernando Carvalho

Por isso as agências internacionais de saúde recomendam que, em situações de emergência, o que mais poderá proteger as crianças é a preservação da amamentação.

A natureza está nos pondo à prova... mas acho que ela pensou em deixar guardadinho um recurso maravilhoso para proteger as crianças.





Nenhum comentário:

Postar um comentário