quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Um, do, lá, si ... já!

Não sei porque, mas era assim que a gente contava, com os olhos bem apertados e tapados pelo braço, quando brincávamos de pique-esconde. E essa foi a lembrança que me veio hoje cedo, quando pensava na maneira que poderia encaminhar esse post.

Pique-esconde é uma brincadeira. É fácil e divertido sair procurando aqueles que se esconderam. E cada encontro, cada descoberta de esconderijo, desata a alegria nas crianças.

Mas não é difícil também a gente se propor a entender outros esconderijos... O que proponho aqui e agora, nós poderíamos nomear de uma grave "brincadeira corporativa".

Primeiro assista a esse vídeo de uma cientista russa, contando sobre o quão preocupante é o fato de as mulheres não amamentarem em seu país, e o quanto a mamadeira AVENT, da Phillips, tem ajudado as mães a amamentarem seus bebês. Mas guarde esta última frase, tá?:
http://bit.ly/baby-russia

Agora observe esta imagem, o lançamento da máquina NESPRESSO de preparação de mamadeiras (!), lançada acho que em 2011. Note que as mamadeiras são da marca AVENT também.



Pra quem não sabe ainda, informo que a NESpresso é da NEStlé (!). E convido a revermos aqui o anúncio em que George Cloney, ator muito conhecido por sua capacidade profissional, beleza e por seu engajamento político e social, é o protagonista:

http://www.youtube.com/watch?v=CIbwrwWDXfc

Daí vem a pergunta: será que ele sabe com quem está lidando? A lógica nos faz esperar que uma figura pública há de estar de acordo com os princípios da empresa para a qual faz publicidade.... É mesmo difícil pra gente entender a conformação dos conglomerados corporativos. Só que as pessoas envolvidas com a produção/comércio/venda desses produtos não poderiam estar alheias a ela. Este quadro não é atualizado, mas a NESPRESSO está lá e não me surpreenderia se descobrisse íntima ligação entre a Nestlé e a Phillips (AVENT):


Daí, pra colocar ao lado do primeiro anúncio que vimos aqui (mamadeira AVENT), eu chamo uma publicidade não muito antiga da Nestlé (2008). Composta por comercial para TV e anúncios impressos em revistas de grande circulação, a empresa se dizia a favor do aleitamento materno. Mas vejamos como (!):


 
A pergunta que fica é:
É possível se proclamar a favor da amamentação fazendo justo o contrário?, ou seja, incentivando o consumo de leites artificiais e mamadeiras?
É!
E é essa "brincadeira corporativa" que nos convocam a jogar...
 
Só pra ficar bem claro que, por milhares de motivos, a mamadeira é um produto nocivo, recoloco aqui as imagens que ilustram um de seus impactos, o fisiológico: para se alimentar por mamadeira, o bebê precisa anular tudo o que a natureza lhe deu de domínio da sucção (projeção da língua para fora, de maneira a estimular a saída de leite do seio) para elevar a língua até o céu da boca, acionando o bico da mamadeira.
 
 
 Pique-esconde é pra crianças, pra gente. Não pra manipular e zombar da vida das pessoas em prol de interesses comerciais. A única coisa que pode nos proteger é a informação. Portanto, nada de fechar os olhos pra contar, porque com isso não se brinca. 

2 comentários:

  1. Gostei muito das ilustrações.. muita gente não entende essa diferença de posição, achando que se for mais difícil o leite sair a mamadeira é legal..

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  2. O problema também, Joana, é que no seio o bebê respira como lhe convém, enquanto na mamadeira o fluxo é ininterrupto e ele tem que contrariar sua natureza pra elevar a língua ao céu da boca...

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