domingo, 10 de março de 2013

Sempre as novidades ...


O aço inoxidável vem fazendo muito sucesso e está consagrado como estilo contemporâneo para muitos produtos, principalmente de cozinha - como fogões, geladeiras, microondas, panelas etc.

Bacana. Sou uma adepta e já tenho em casa alguns utensílios neste material.

Mas navegando pela internet, eis que descubro mamadeiras em aço inox.

Bonitas? Sim, bem bonitas, embora esta se pareça mais com um saleiro e a aplicação da marca, a meu ver, estrague o visual final do produto.

Mas por que mamadeiras em aço inox? Qual o argumento das indústrias? Afinal, mamadeiras nunca foram produzidas nesse material (ao menos que eu saiba).

E a justificativa é: por não serem de plástico, são livres do BPA, aquele polímero que é liberado de alguns plásticos quando o material entra em contato com detergentes e líquidos aquecidos, que provoca problemas de saúde graves etc. etc., proibido em diversos países, inclusive no Brasil.

Analisando a imagem, parece que as roscas podem ser até mais fáceis de serem lavadas, pois seus cantos não são tão vivos quanto o que podemos verificar em exemplares plásticos... Mas quem dera que os problemas da mamadeira se restringissem a isso.

Permanece a exigência da lavagem perfeita, o risco de restarem resquícios de leite, com sua consequente proliferação de bactérias. Perdura o problema do bico, que exigirá do bebê um movimento inteiramente diverso da sucção, pois ele terá que elevar a lingua ao céu da boca pra apertá-lo e isso acarretará deformações na formação de sua arcada dentária, na sua respiração. E continua o incentivo ao consumo de leites artificiais (que nunca chegarão aos pés do leite humano), que precisam ser hidratados com água - aí sim - pura, coisa difícil nesses novos tampos. Perdura o incentivo ao desmame e adesão às "tendências de moda", ao estilo do "design", como na imagem abaixo:





Design não é isso. Isso é desinformação, irresponsabilidade.

Isso é crime.

4 comentários:

  1. Amei seu blog e cheguei aqui por culpa da Anne Super Duper.
    Sobre a mamadeira de inox, para as mães mais finas, já deve ter de prata, ouro... kkkk
    Fiquei com dúvida, o BPA já está proibido no Brasil:? Pq não vejos os produtos informando se o plástico libera ou não o bisfenol...
    Cariny Cielo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cariny.
    Talvez existam de prata etc., mas ainda não vi :o). Mas tenho noticias de mamadeiras de grandes griffes internacionais...
    Sim, mamadeiras em plásticos que liberam o BPA foram proibidas em 2012 (Anvisa). Algumas se servem dessa informação pra se promover, como se fosse grande coisa. As outras, ficam bem caladinhas.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Mamadeiras de inox ou vidro são obrigatórias para crianças alérgicas anafilaticas, uma vez que as de plástico permitem contágio por um simples toque da proteína alimentar da qual o bebê tenha alergia. Assim se uma mamadeira de plástico tocar numa superfície que esteja "contaminada" com ovo, por exemplo, a proteína desse alimento ficará no plástico podendo causar reações. Somente as de vidro e inox permitem a total remoção das proteínas alimentícias no processo de higienização.

    ResponderExcluir
  4. Amanda, desculpe por tanta memória em responder ... Sim, sem dúvida, mas mesmo em vidro ou inox os efeitos do bico sobre a arcada dentária da criança persistem nesses modelos. Sei que para alguns casos as mamadeiras se fazem necessárias (embora o copo a substitua muito bem). O problema é elas serem apresentadas e consumidas como se não oferecessem risco algum.

    ResponderExcluir