domingo, 10 de março de 2013

Sempre as novidades ...


O aço inoxidável vem fazendo muito sucesso e está consagrado como estilo contemporâneo para muitos produtos, principalmente de cozinha - como fogões, geladeiras, microondas, panelas etc.

Bacana. Sou uma adepta e já tenho em casa alguns utensílios neste material.

Mas navegando pela internet, eis que descubro mamadeiras em aço inox.

Bonitas? Sim, bem bonitas, embora esta se pareça mais com um saleiro e a aplicação da marca, a meu ver, estrague o visual final do produto.

Mas por que mamadeiras em aço inox? Qual o argumento das indústrias? Afinal, mamadeiras nunca foram produzidas nesse material (ao menos que eu saiba).

E a justificativa é: por não serem de plástico, são livres do BPA, aquele polímero que é liberado de alguns plásticos quando o material entra em contato com detergentes e líquidos aquecidos, que provoca problemas de saúde graves etc. etc., proibido em diversos países, inclusive no Brasil.

Analisando a imagem, parece que as roscas podem ser até mais fáceis de serem lavadas, pois seus cantos não são tão vivos quanto o que podemos verificar em exemplares plásticos... Mas quem dera que os problemas da mamadeira se restringissem a isso.

Permanece a exigência da lavagem perfeita, o risco de restarem resquícios de leite, com sua consequente proliferação de bactérias. Perdura o problema do bico, que exigirá do bebê um movimento inteiramente diverso da sucção, pois ele terá que elevar a lingua ao céu da boca pra apertá-lo e isso acarretará deformações na formação de sua arcada dentária, na sua respiração. E continua o incentivo ao consumo de leites artificiais (que nunca chegarão aos pés do leite humano), que precisam ser hidratados com água - aí sim - pura, coisa difícil nesses novos tampos. Perdura o incentivo ao desmame e adesão às "tendências de moda", ao estilo do "design", como na imagem abaixo:





Design não é isso. Isso é desinformação, irresponsabilidade.

Isso é crime.

2 comentários:

  1. Amei seu blog e cheguei aqui por culpa da Anne Super Duper.
    Sobre a mamadeira de inox, para as mães mais finas, já deve ter de prata, ouro... kkkk
    Fiquei com dúvida, o BPA já está proibido no Brasil:? Pq não vejos os produtos informando se o plástico libera ou não o bisfenol...
    Cariny Cielo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cariny.
    Talvez existam de prata etc., mas ainda não vi :o). Mas tenho noticias de mamadeiras de grandes griffes internacionais...
    Sim, mamadeiras em plásticos que liberam o BPA foram proibidas em 2012 (Anvisa). Algumas se servem dessa informação pra se promover, como se fosse grande coisa. As outras, ficam bem caladinhas.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir