sábado, 23 de março de 2013

Interagindo e aprendendo

Nos últimos dias, coisas interessantes vêm acontecendo.

Inicialmente, uma leitora do blog fez contato comigo, propondo uma entrevista, a ser publicada em seu site. Ela enriqueceu a matéria com imagens e legendas interessantes e perturbadoras, e a publicação fez com que as visitas aqui dessem um salto! Agradeço a Anne por tudo e disponibilizo o endereço, muito lindo e recheado de coisas importantíssimas:

http://www.superduper.com.br/2013/03/mdmr-mamadeira-nunca-mais.html

Daí, por consequência da publicação, outras pessoas fizeram contato comigo, e entrei em alguns grupos no Facebook.

Por intermédio dessas pessoas, ontem me deparei com um post que considero absolutamente esclarecedor, informação de primeira qualidade.

É sobre as intervenções a que as parturientes estão expostas em maternidades.

Fiquei muito impressionada com o texto sobre a OCITOCINA SINTÉTICA. Putz, grande parte da impressão de que o parto normal é sofrido, doído, há de se dever à aplicação desse treco. Até enviei pra minha filha, pois ela - embora teoricamente concorde ser o parto normal melhor do que o cesariano, se apavora com tudo o que vê e escuta.

Enfim, muitas aqui já tiveram filhos, e possivelmente passaram por isso... Então, informem aos filhos e jovens de uma maneira geral que o sofrimento do parto normal é, muitas vezes, FABRICADO.

Reproduzo o trecho:

A ocitocina é um hormônio naturalmente produzido pelo organismo, em várias situações, geralmente ligadas ao prazer, como o ato sexual, um abraço e um beijo gostosos, a amamentação e o parto.

Durante o trabalho de parto, é ela que possibilita as contrações do útero que vão fazer com que o bebê faça o movimento de descida pelo canal vaginal.

A ocitocina natural (endógena) é produzida pelo corpo na medida justa e necessária para o tempo de trabalho de parto de cada mulher.
A ocitocina sintética é um hormônio fabricado e que geralmente é introduzido com o soro a todas as gestantes logo após a internação. Os médicos e as enfermeiras costumam apenas chamá-la de "sorinho", muitas vezes fazendo com que a mulher ache que está recebendo algum tipo de hidratação. Não se trata disso, se trata de um remédio utilizado para aumentar a intensidade das contrações e acelerar o trabalho de parto.

Acontece que, por conta desse remédio, as contrações tornam-se muito mais dolorosas do que aquelas de um trabalho de parto natural. Normalmente, a ocitocina sintética é a primeira intervenção, e costuma puxar outras, como o pedido de analgesia para superar as fortes dores decorrentes do mau uso deste hormônio ou a necessidade de um fórceps e até mesmo uma cesárea para abreviar o parto, pois não é incomum o bebê apresentar sinais de que não está bem quando ela é usada, em função das contrações se tornarem violentas.

Grande parte das mulheres que trazem intensas e traumáticas memórias de dor e de sofrimento durante o trabalho de parto tiveram a presença da ocitocina sintética durante o mesmo.

http://www.euqueropartonormal.com.br/eqpn/intervencoes-no-parto-normal-parte-1/

2 comentários: