sexta-feira, 11 de março de 2011

Prosseguindo com a análise das mamadeiras

Modelos 3 e 4: Lindam e First Years – Inglaterra e Estados Unidos

Como a mamadeira Lindam pode ajudar? Bebês têm um sistema digestivo imaturo e um fluxo natural ininterrupto de leite é vital para uma mamada confortável. A mamadeira Lindam é a única que permite a você controlar o ar dentro do frasco com o toque de um botão. Esse fluxo livre de leite é uma característica física da amamentação[1].

O First Years Breastflow Infant Feeding System simula os movimentos de sucção da amamentação, compressão e fluxo de leite. Proporciona ao bebê gratificação imediata, diferentemente do que lhe oferece a lactante, cujo leite usualmente demora alguns segundos para verter[2].


Crítica – Esses discursos insistem no argumento de que o fluxo ininterrupto do leite reproduz o da amamentação. O primeiro modelo é dotado de um botão de acionamento manual para garantir o fluxo do leite sem bolhas de ar. O texto promocional do segundo modelo afirma que o processo natural de produção de leite na amamentação apresenta desvantagens em relação ao da mamadeira, omitindo a informação de que 98% do leite materno são produzidos pelo organismo feminino a partir do estímulo de sucção do bebê.

DesignA forma orgânica e inclinada da mamadeira Lindam constitui um diferencial estético para o produto, e a presença do botão que evita bolhas de ar parece sugerir atitude interativa e mais participativa daquele que administra o alimento à criança, atitude esta coerente com a lógica de apertar botões, comum a tantos outros produtos contemporâneos. A First Years utiliza o silicone como material de um bico externo complementar que envolve bico interno rígido colorido. A duplicação do elemento confere maior complexidade ao produto. As duas mamadeiras alcançam resultado estético bastante atraente.
Vale dizer que a pesquisa selecionou um grupo de mamadeiras que empregam o design como valor, explorando tal argumento em seus discursos promocionais. Essas mamadeiras adquirem um apelo de consumo maior do que as mamadeiras mais simples e baratas, de uso corrente.

[1] Disponível em www.lindam.com/lindam/bottle.html. Acesso em agosto de 2009.
[2] Disponível em www.core77.com.bullitts/206/08/Herbst-LaZar-Bell-First-Years.asp. Acesso em outubro de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário