sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Pegar o bonde andando




Vamos dar ouvidos ao que vem sendo propagado, mas não sem conceber mais um produto para o mercado de consumo, ok?

Ok. 
Fala-se que o leite humano é o melhor alimento para o bebê. Mas o processo de retirada do leite, marcação dos reservatórios, sua organização, armazenamento, aquecimento e administração à criança pode ser facilitado por um moderno e inteligente sistema de produtos, a fim de facilitar a vida desses pais. 

"A nossa estratégia de design é definida pela combinação do talento de classes de engenharia do MIT (Massachusetts Institute of Thecnology) e desenvolvedores de produtos com uma filosofia de design-centrada-no-usuário". 

Eis então o sistema Kiinde Twist, que em seu texto promocional define:
"Somos nerds com uma boa dose de amor e carinho"

Mais uma vez identifico a perigosa influência da lógica de mercado conduzindo e embotando a pesquisa acadêmica na formação de jovens. Desta vez não se trata tão somente de um projeto de mamadeira, mas do projeto de um complexo sistema de objetos, concebido e estruturado sobre "um bonde que foi pego andando".

Tenho a impressão de que alguém gritou de lá: - Olhem, dessa vez é pra fazer pro leite humano, hein!
E, partindo daí, precisamente daí, tudo transcorreu.

Necas de atenção para a Organização Mundial de Saúde e suas diretrizes, necas para o histórico mundial de desmame, morbidade e mortalidade infantil, pra aliança internacional em defesa da amamentação, nem pro Código de Controle de Substitutos do Leite Materno, nada de pesquisa que conceda aos projetistas a noção aprofundada e responsável daquilo que estão fazendo. Vamos em frente que atrás vem gente!

Todas as roscas estão lá pras bactérias se esconderem; todos os bicos estão lá pra alterarem negativamente o desenvolvimento da arcada dentária, afetando futuramente o sistema respiratório, a fala e a deglutição da criança; tem armarinho pra guardar as bolsas que são DESCARTÁVEIS (com toda a crise ambiental que atravessamos, um bom produto não pode transitar assim, tranquilamente, pelo âmbito da descartabilidade); tem as escovinhas fininhas pra fingir que dá pra limpar todos os cantinhos do produto. E tem também a bomba pra retirada do leite materno ... é tanta coisa que acho que não coube só nessa imagem que reproduzo.

Toda essa traquitana pra fazer as vezes do seio materno, "tecnologia" insuperável em quaisquer dos aspectos defendidos pelo projeto em questão, conforme demonstra o spot espanhol abaixo:


E para aqueles momentos em que a mãe não está presente, o leite materno pode ser dado à criança em um copo de vidro, que pode ser daqueles de geleia de mocotó ou mesmo esse da imagem.



Para o copo, sugiro o seguinte texto promocional:
"Somos pessoas informadas, com uma dose suficiente de senso crítico"


https://www.kiinde.com/twist_product.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário