domingo, 15 de junho de 2014

Não tem desculpa



Toda vez que entro em uma farmácia, me dirijo à seção de produtos para bebês.

Desta vez eu viajava. Estava em Barcelona e deparei com esta mamadeira italiana.

Intuition. Intuição.

À frente, uma bela e singela ilustração de um bebê sendo amamentado.

Existe uma norma internacional que proíbe o uso de imagens desse tipo para produtos que tenham por finalidade incentivar a administração de leites artificiais e o desmame. No entanto, não faltam exemplos de violação dessas regras por aí. E reparem bem no nome do produto: Intuition. Nem é preciso comentar, né?

Como designer, o que mais me espanta é que profissionais projetaram essa mamadeira, a decoraram, e conceberam essa embalagem, apesar de existir leis que proíbem isso tudo, calcadas em diretrizes da OMS.

Não tem desculpa você trabalhar sem saber sobre aquilo que faz. Não tem desculpa você até saber sobre aquilo que faz e, mesmo assim, entrar na onda de que não compete a você a responsabilidade sobre aquele produto.

Aos poucos vou me conscientizando da necessidade de regulamentação da profissão do designer. Confesso que tardei a me dar conta da importância da iniciativa... Mas, sinceramente, penso que um designer que se presta a trabalhos como esse (talvez tenha sido desenvolvido por publicitários...), está pedindo que sua licença profissional seja suspensa.

Radical? Não... informação é um dos pilares dessa profissão.

2 comentários:

  1. Mas e aí? Conta... vc denunciou? Existem formas de denunciar isto? Ou ao menos contatar a empresa né?! Parabéns pelo ativismo!!!! Cariny

    ResponderExcluir
  2. Como fiz de outra vez, Cariny, disponibilizei o post para uma pessoa amiga da IBFAN Brasil. Mas acho mesmo que posso ir no site e ver se tem espaço pra fazer direto a denúncia, né? Pelo que sei, eles precisam acionar a IBFAN italiana pra que tomem providência. Beijos!

    ResponderExcluir