segunda-feira, 21 de abril de 2014

Aula final - curso "O consumo infantil"

Finalizo minhas notas sobre o curso "O consumo infantil" comentando brevemente a aula ministrada pelo jornalista André Trigueiro.

Recém chegado de uma viagem de trabalho à China, ele expressou o quanto estava impactado com o que viu por lá, uma sociedade que convive rotineiramente com índices de poluição atmosférica muito, mas muito além do que seria concebível; uma juventude que, ao tentar migrar para outros países, alega perseguir com isso o direito a condições básicas, como ter acesso a ar pra respirar. Com essa introdução, André trouxe para a turma o resultado de sua busca em dicionários para a palavra CONSUMIR: destruir, dilapidar, causar ou sofrer dano, esclarecendo que o consumismo - fenômeno contemporâneo- é o consumo em excesso, um desperdício.

Ao citar Ladislau Dalbor, economista da PUC de São Paulo, trouxe para a turma a frase que considero ser a tradução exata da tal da alucinação (citada no post anterior) pela qual acho que estamos cada vez mais enredados, na avidez de comprar, de ter, de progredir, crescer:

"Crescer por crescer é a filosofia da célula cancerosa"

Eis o "dilema" contemporâneo: modelo de expansão econômica x modelo de equilíbrio econômico....

Nada melhor do que a leitura do artigo de Victor Margolin, "O design e a situação mundial", para poder refletir sobre isso:
http://www.esdi.uerj.br/arcos/arcos-01/01-03.artigo_victor(40a49).pdf



Foi muito bacana fazer esse curso, conhecer essas pessoas, partilhar com a turma tantas indagações e experiências.

A situação é pra lá de preocupante, e disso a gente já sabia. Mas é importante que isso seja falado, discutido, alertado. Quem sabe possamos contribuir na procura de uma saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário