domingo, 1 de julho de 2012

Perigo!, o esvaziamento dos símbolos pela cultura de massa




A caveira e os ossos cruzados sempre foram símbolo de perigo. Mas agora não mais, não necessariamente.

Talvez por influência da cultura mexicana, que lida com a morte de maneira tão encantadora e diversa da nossa (invocando os mortos, preparando altares de guloseimas para recebê-los em visitas espirituais e organizando festas nos cemitérios), as caveiras tenham aportado em outras terras sob um tom de brincadeira, uma espécie de iconoclastia-ingênua-comercial , estampando roupas, adornos pessoais e, quem diria, mamadeiras e chupetas também.

Estes são produtos "Rock Stars" para bebês. Encontrei por aí, em um outro blog.

Reparem o quão simpática se tornou a caveira: um olho de estrela, outro de coração, compondo com um amável sorriso. A cor preta da ilustração e da tampa mamadeira/base chupeta contrariam a paleta cromática empregada em produtos infantis "mainstream", que trafega por cores pastéis e delicadas. Seria então esta uma proposta radical? Cult? (não se esqueçam que quem escolhe os produtos não são os bebês..). Que divertido ...

O símbolo de perigo (a caveira sem sorriso ou gracinhas) seria uma imagem mais do que adequada para figurar nesse tipo de produto, sinalizando os graves perigos envolvidos nesta forma de alimentação e apaziguamento de crianças (na verdade de pais de crianças).

Quisera que a Organização Mundial da Saúde baixasse uma determinação impondo aos fabricantes a impressão do símbolo internacional do perigo assim, bem grande e frontal, ao invés das tímidas recomendações dos ministérios da saúde dos países, que figuram pequenininhas no cantinho inferior do verso das embalagens (e que ninguém vê).

Pena, dó, na verdade muita raiva mesmo -porém, por constatar que mesmo os símbolos internacionais vêm sendo esvaziados de sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário