quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Alternativa para a mamadeira - resposta a comentários

Recebi recentemente dois comentários aos posts deste blog.

O primeiro

Olá! Eu tenho um filho de 7 meses que ainda mama, apesar de já comer papinha de verduras e frutas. Ele tem dificuldade em beber água e leite na mamadeira. Existe alguma alternativa para mamadeira? (Anônimo).

O segundo

No domingo meu bebê completa 6 meses e vamos iniciar os sucos e frutinhas. Por isso pesquisei pela internet copinhos para evitar a mamadeira. Adorei descobrir que qualquer copo funciona! Tenho mamadeiras novinhas que felizmente eu nunca usarei com o Caio (Dulce Campos).


Então resgato um vídeo do Youtube já publicado aqui, que mostra o bebê Luiza tomando leite em uma pequena xícara. Na verdade, qualquer xícara ou copo permitirá esse movimento de língua da criança, bem do jeito que um gatinho toma leite no prato. É o movimento natural que a criança faz pra mamar no seio da mãe, e ela ou nasce sabendo fazer isso ou aprende em muito pouco tempo.



A xicrinha funciona mas, enquanto não são projetados copinhos totalmente adequados para a função, o Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira vem utilizando copos de geléia de mocotó. Eles são de vidro, têm boa altura (menor do que copos de requeijão) e são transparentes, permitindo que o responsável pela criança visualize os movimentos de língua do bebê e, portanto, respeite suas paradas para respiração.

Uma prova de que o movimento exigido pela mamadeira é totalmente estranho à natureza humana é a seguinte: quando, pelas primeiras vezes, colocamos uma chupeta na boquinha de um bebê, ele a empurra pra fora com a língua, não é? Isso porque ele projeta a língua pra fora pra pressionar os dutos do seio materno que lhe trarão o leite. É isso que ele sabe fazer e que garantirá um desenvolvimento normal de sua arcada etc. Desse jeito, ele é que determina o ritmo dos goles, respirando quando lhe convém.



Agora, para beber o leite da mamadeira, o bebê precisa forçar sua natureza pra elevar a língua contra o céu da boca e pressionar o bico. O fluxo do leite é ininterrupto! O discurso promocional dos fabricantes às vezes defende que assim, mais rápido, é melhor. E muitos pais -ao perceberem seus filhinhos mais "glutões", acreditam nesse discurso. Mas putz!


5 comentários:

  1. Oi Cristine,

    postei hoje no meu facebook o primeiro suquinho do Caio direto da xícara. Não aguentei esperar até domingo e dei logo! Ele bebeu muito direitinho para quem está experimentando o suco e a xícara pela 1a. vez! No video estamos usando uma xícara grandinha, de chá, mas depois usamos a de café e foi bem melhor!

    http://www.facebook.com/photo.php?v=2346026938717&set=vb.1491354621&type=2&theater

    Obrigada pelas dicas!

    Beijos,
    Dulce

    ResponderExcluir
  2. Foi usando copinho de vidro que descobri o primeiro dente da minha filha, pelo barulhinho ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante isso, Daniela! Adorei saber!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, Cristine!

    ResponderExcluir