Iiamo [Self Heating Baby Bottle] é uma mamadeira brilhantemente concebida por Karim Rashid, a primeira mamadeira com um mecanismo de auto-aquecimento. [...] inclui um cartucho descartável de aquecimento que é capaz de aquecer o leite até 37 graus em apenas quatro minutos. Os principais ingredientes orgânicos deste cartucho são sal e água, assim você não terá que se preocupar com as questões de higiene para os seus filhos. Este gadget útil irá fornecer-lhe um acesso fácil para aquecer o leite se você está no avião, no carro, na praia, em um café ou em um parque[1].
Crítica/Design – O projeto do aclamado designer egípcio para a indústria dinamarquesa se propõe a solucionar o problema da temperatura do leite que, no entanto, já sai de casa misturado à água ou em embalagem separada, como demonstra o vídeo promocional do produto. Se o prazo de duas horas for respeitado à risca, promete funcionar, mas a proposta da mamadeira é justamente conceder aos pais o conforto da despreocupação com relação à integridade do líquido em passeios, viagens etc., o que pode proporcionar um relaxamento muito perigoso.
Em termos de aparência, pode-se dizer que o objeto é estonteante. Fechada, não se parece com uma mamadeira, e, sim, com um aparelho eletrônico ultra moderno. Tratada como “gadget útil”, apela ao consumo também por calcar o discurso promocional em designer famoso, responsável pela concepção de produtos muito desejados no mercado internacional. As cores pouco usuais constituem um diferencial eloquente, mas o fato de o cartucho de aquecimento ser “descartável” representa um ruído importante no discurso de atualidade da proposta, pois esse conceito vem sendo cada vez menos bem visto diante das preocupações com o meio ambiente.
O lançamento tão recente (2009) motivou esta pesquisadora a estabelecer contato com o designer para esclarecer os motivos que o levaram a projetar tal mamadeira, mediante a gravidade da situação mundial que envolve o produto. Por correio eletrônico, a pesquisadora ressaltou a beleza do objeto e indagou sobre o designer estar ou não a par da luta mundial pela amamentação, dos perigos da mamadeira e do fato de o líquido gerar bactérias após algum tempo de exposição à temperatura ambiente. A resposta foi enviada por Nikolaj Leonhard-Hjorth, um dos dois fundadores da Iiamo ApS. Ele agradeceu a mensagem e o interesse pelo projeto, ressalvando:
...mas pelo amor de Deus atente para o seguinte: a mamadeira Iiamo é como qualquer outra mamadeira destinada a possibilitar a administração de suplementos e fórmulas para mães que por algum motivo não podem amamentar e não deve ser interpretada como uma iniciativa contra a amamentação em geral. Além disso, o conceito de auto-aquecimento é exatamente para possibilitar o armazenamento da fórmula e facilitar a chegada à temperatura adequada para ser servida ao invés de ser transportada pré-aquecida. Finalmente, posso acrescentar que o produto é produzido sem BPA, phthalates, perfume, parabens ou outros agentes tóxicos. (Agosto de 2009)
Por certo o primeiro argumento apresentado há de ser a justificativa para todos os projetos de mamadeira selecionados. É complicado negar que o produto faz parte da vida das pessoas, de modo que a demanda de uma via alternativa para a alimentação de bebês deve ser pensada e produzida. O problema está em que, com o persistente redesenho da mamadeira, tal raciocínio materializa o paradoxo científico-industrial que coloca em campos antagônicos o conhecimento adquirido sobre a questão e a prática de mercado.
E o trabalho do designer protagoniza essa incoerência.
Vale então enumerar os seguintes pontos:
1. como já foi comentado, as informações sobre os problemas provocados pelas mamadeiras e fórmulas artificiais figuram na primeira página dos sites de pesquisa na Internet;
2. a atividade do design se define pela busca de soluções inovadoras que respeitem a diversidade de culturas, a integridade humana e do meio ambiente;
3. pesquisar é a primeira coisa que um designer faz ao receber um trabalho.
Algo está muito errado, então. Há uma espécie de acomodação em projetos de redesenho de produtos, quando as informações disponíveis demonstram a necessidade de uma mudança de postura rumo à concepção de um utensílio que se destine, sim, a colaborar com as situações em que é complicado amamentar, mas sem incorrer permanentemente nos mesmos erros.
[1] Disponível em www.tuvie.com/iiamo-self-heating-baby-bottle-by-karim-rashid/. Acesso em outubro de 2009.
Onde eu encontro para comprar???
ResponderExcluirEsta é uma pergunta irônica, não?
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