sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Marcas dos cariocas

Pelo segundo ano consecutivo, a Nestlé foi eleita a marca mais querida dos cariocas na categoria ALIMENTAÇÃO. A pesquisa foi realizada para o jornal O Globo.

"Ao longo dos 90 anos em que está no Brasil, a Nestlé construiu uma relação bastante próxima do consumidor carioca. Além disso, a renovação do portfólio da empresa, sempre preocupada em desenvolver produtos que levem nutrição, saúde e bem-estar para a rotina do brasileiro, também é responsável por associar a marca à qualidade de vida" (trecho da matéria publicada no caderno especial em 29 de outubro de 2011).

Vale relebrar que o "trabalho" realizado pela empresa figurou no relatório "The Baby Killer", publicado em 1979.



"Bebês do terceiro mundo estão morrendo porque suas mães os alimentam no estilo ocidental, com leites infantis em mamadeira. Muitos dos que não morrem, entram num círculo vicioso de má nutrição e doença. (...) A indústria de alimentos infantis é acusada de promover seus produtos em comunidades que não podem usá-los adequadamente, de usar propaganda, vendedoras em uniformes de enfermeiras, de distribuir amostras e donativos para persuadir as mães a abandonarem a amamentação" (The Baby Killer, Mike Muller).

O paradigma científico internacional mudou radicalmente a partir da publicação desse relatório. A Organização Mundial de Saúde lidera desde então uma luta mundial pela amamentação, contra as incursões da indústria.

A Nestlé também mudou. Cresceu, cresceu, e se tornou o maior fabricante de alimentos do mundo. Aturou alguns boicotes de países do hemisfério norte, prosseguiu crescendo. Por dois anos consecutivos foi escolhida como "marca dos cariocas".

Incrível, ela vai continuar crescendo, e crescendo porque arranja uns jeitos realmente eficazes de se firmar entre o público. Na cidade de Vevey, na Suiça, a empresa montou o Alimentarium - Musée de l'alimentacion.

Eles oferecem cursos de culinária às crianças, dentre várias outras atrações.



www.alimentarium.ch/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário