domingo, 22 de abril de 2018

É super importante, Super Interessante



O artigo Leite materno: a bebida mais valiosa do mundo, publicado na revista Super Interessante, de Amarílis Lage, edição de abril, é excelente.

Completo, com depoimentos do premiado epidemiologista Cesar Victora e do pediatra Roberto Issler, dentre outros, nos traz um alento ao ver o tema tratado com o cuidado que ele merece.

Mas a imagem que ilustra a matéria decepciona ... por quê a mamadeira ao invés de uma mãe amamentando? A mamadeira e muitos símbolos de riqueza, como o diamante, as barras de ouro, o saco de moedas e o porquinho estão ali para ilustrar o grande valor do leite materno ...



É preciso apontar o quanto é equivocada essa imagem, o quanto ela contribui para prosseguir valorizando a cultura da fórmula artificial e da mamadeira.

É preciso atenção com as imagens.

Imagino que a intenção de todos (ilustrador, redatora, editores) tenha sido a melhor possível, dada a qualidade da matéria. Mas a presença da mamadeira contradiz a mensagem, demonstrando o quanto esse produto tem lugar cativo em nossas mentes para a representação da alimentação de bebês. E o efeito de sua presença é a perpetuação (subliminar) de seu lugar na cultura.

O emoji que abre esse post é um exemplo do quanto imagens de amamentação, ao serem disponibilizadas, têm sido acolhidas com alegria pelas pessoas.

Dou a maior força pra que fiquemos todos atentos com as representações. Elas são importantíssimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário